quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O que é a Disciplina Positiva?

Disciplina Positiva é um modelo de disciplina que incide sobre os pontos positivos do comportamento. É possível ensinar e reforçar bons comportamentos, sem agredir a criança fisicamente ou verbalmente.

Com base  na obra de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, datada entre as décadas de 1920-30, a Disciplina Positiva defende o tratamento de crianças com respeito, e rejeita a permissividade, assim como a excessiva atenção sobre a criança. Ambos psiquiatras, tiveram muitas dificuldades comportamentais e sociais em introduzir esta nova ideia de paternidade democrática, que para a época era considerada uma fraqueza por parte dos educadores e ainda assim se verifica em certas sociedades ditas desenvolvidas.

Muitos outros autores têm se debruçado nas suas obras, sendo o caso mais emblemático, Dra. Jane Nelsen, licenciada em South Jordan, Utah e San Clemente, e doutorada em Psicologia da Educação da Universidade de San Francisco em 1979. Autora de muitos livros sobre a disciplina da criança, tem desenvolvido várias formas de atribuição de competências parentais como complemento das suas teorias. Porém considera todas estas distinções estão aquém da educação e experiência que tem alcançado a partir de seus sucessos e aprendizagens como uma mãe de sete filhos.

Passamos então a citar o seu conceito resumido de Disciplina Positiva em cinco critérios:
1. Sentimento de Pertença e Valor
    Ajudar as crianças a relacionar, a criar vínculos emocionais, dar-lhes valor.
2. Firmeza e Generosidade
    Ser mutuamente respeitosa e encorajadora em vez de autoritária e permissiva.
3. Resultados a longo prazo
    Considerando que a criança está sempre a pensar, a sentir, a aprender e a decidir sobre si e o seu mundo,  o controlo pelo medo ou pela força apenas fará interromper o comportamento impróprio. Não ensinará a criança a saber o que fazer daí em diante para ser bem sucedida. Ninguém entende um não à força! 
4. Ensina importantes aptidões sociais e vitais  
    Tais como preocupação e respeito para com outros, capacidade para decidir e resolver problemas, bem como aptidão para cooperar e contribuir em casa, na escola, em suma, na sociedade.
5. Autoconfiança e Autonomia
    Convida as crianças a descobrir as suas próprias capacidades de uma forma construtiva.

Muitas pessoas receiam que ao pararem de usar a punição, a única alternativa é a permissividade. 

A Disciplina Positiva mostra o contrário!

É possível educar sem castigar sem contudo perder a 'mão' sobre a educação dos nossos filhos. 
A forma de uma criança desenvolver uma disciplina eficaz vem de dentro, do autocontrolo, da sua introspeção, e não de fatores externos como castigos, presentes e proibições. 

Lembra-se de como era ser criança? 

Todos nós queremos apenas pertencer a algum lugar, ser bem aceites pelo meio que nos rodeia. 
A principal e especial tarefa dos pais e educadores é estabelecer a relação entre a curiosidade da criança e o mundo que a rodeia, ao preveni-la quando necessário, e encorajando-a para as aventuras da vida.

“A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes!”
Óscar Wilde.

Sem comentários:

Enviar um comentário