Disciplina Positiva é um modelo de disciplina que incide sobre os pontos positivos do comportamento. É possível ensinar e reforçar bons comportamentos, sem agredir a criança fisicamente ou verbalmente.
Com base na obra de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, datada entre as décadas de 1920-30, a Disciplina Positiva defende o tratamento de crianças com respeito, e rejeita a permissividade, assim como a excessiva atenção sobre a criança. Ambos psiquiatras, tiveram muitas dificuldades comportamentais e sociais em introduzir esta nova ideia de paternidade democrática, que para a época era considerada uma fraqueza por parte dos educadores e ainda assim se verifica em certas sociedades ditas desenvolvidas.
Muitos outros autores têm se debruçado nas suas obras, sendo o caso mais emblemático, Dra. Jane Nelsen, licenciada em South Jordan, Utah e San Clemente, e doutorada em Psicologia da Educação da Universidade de San Francisco em 1979. Autora de muitos livros sobre a disciplina da criança, tem desenvolvido várias formas de atribuição de competências parentais como complemento das suas teorias. Porém considera todas estas distinções estão aquém da educação e experiência que tem alcançado a partir de seus sucessos e aprendizagens como uma mãe de sete filhos.
Passamos então a citar o seu conceito resumido de Disciplina Positiva em cinco critérios:
1. Sentimento de Pertença e Valor
Ajudar as crianças a relacionar, a criar vínculos emocionais, dar-lhes valor.
Ajudar as crianças a relacionar, a criar vínculos emocionais, dar-lhes valor.
2. Firmeza e Generosidade
Ser mutuamente respeitosa e encorajadora em vez de autoritária e permissiva.
Ser mutuamente respeitosa e encorajadora em vez de autoritária e permissiva.
3. Resultados a longo prazo
Considerando que a criança está sempre a pensar, a sentir, a aprender e a decidir sobre si e o seu mundo, o controlo pelo medo ou pela força apenas fará interromper o comportamento impróprio. Não ensinará a criança a saber o que fazer daí em diante para ser bem sucedida. Ninguém entende um não à força!
Considerando que a criança está sempre a pensar, a sentir, a aprender e a decidir sobre si e o seu mundo, o controlo pelo medo ou pela força apenas fará interromper o comportamento impróprio. Não ensinará a criança a saber o que fazer daí em diante para ser bem sucedida. Ninguém entende um não à força!
4. Ensina importantes aptidões sociais e vitais
Tais como preocupação e respeito para com outros, capacidade para decidir e resolver problemas, bem como aptidão para cooperar e contribuir em casa, na escola, em suma, na sociedade.
5. Autoconfiança e Autonomia
Convida as crianças a descobrir as suas próprias capacidades de uma forma construtiva.
Tais como preocupação e respeito para com outros, capacidade para decidir e resolver problemas, bem como aptidão para cooperar e contribuir em casa, na escola, em suma, na sociedade.
5. Autoconfiança e Autonomia
Convida as crianças a descobrir as suas próprias capacidades de uma forma construtiva.
Muitas pessoas receiam que ao pararem de usar a punição, a única alternativa é a permissividade.
A Disciplina Positiva mostra o contrário!
É possível educar sem castigar sem contudo perder a 'mão' sobre a educação dos nossos filhos.
A forma de uma criança desenvolver uma disciplina eficaz vem de dentro, do autocontrolo, da sua introspeção, e não de fatores externos como castigos, presentes e proibições.
Lembra-se de como era ser criança?
Todos nós queremos apenas pertencer a algum lugar, ser bem aceites pelo meio que nos rodeia.
A principal e especial tarefa dos pais e educadores é estabelecer a relação entre a curiosidade da criança e o mundo que a rodeia, ao preveni-la quando necessário, e encorajando-a para as aventuras da vida.
“A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes!”
Óscar Wilde.
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